28 de novembro de 2009

Texto para Refexão II

DA MÍDIA-EDUCAÇÃO AOS OLHARES DAS CRIANÇAS: PISTAS PARA PENSAR O CINEMA EM CONTEXTO FORMATIVOS

FANTIN, Monica. - UFSC
Comentário: Pincéis Atômicos.

Uma discussão já em curso sobre Mídia-Educação. A partir do impacto social dos conglomerados de comunicação e entretenimento. Já algum tempo estudiosos, dentro e fora da academia, tem trabalhado a idéia de que a educação no mundo contemporâneo ultrapassa os muros escolares. Sabendo que a escola, na atualidade, vem se deparando com outros parceiros em sua ação pedagógica, mostra-se inadiável a necessidade de aprendermos, enquanto educadores um pouco mais com outras formas de linguagem passíveis de transmitir e produzir conhecimento.
O gosto da criança pelos filmes ilustra que o cinema é um modo de contar histórias, e muitas histórias. As crianças têm necessidades e o direito de ver e ouvir historias que emocionam, divirtam, eduquem, informem, façam pensar. E, tal como a brincadeira, em que as crianças aprendem o real pela simulação, a ficção ajuda a estrutura nossa experiência passada e presente e também a imaginar o futuro.


Texto completo:



0 comentários: