27 de novembro de 2009

Utilização do Audiovisual – Seminário 3

Nós Pincéis utilizamos o audiovisual como recurso pedagógico para inserir o conteúdo Animação em sala de aula. A partir de uma breve explanação sobre a história da Animação, a aula aprofundou-se na técnica do Stop Motion.

O Stop Motion é uma modalidade da Animação que utiliza objetos reais em movimentos fotografados quadro a quadro. Os quadros são montados sequencialmente em uma película cinematográfica e a alta velocidade em que são apresentados oferecem a ilusão de movimentação. Podem ser utilizados os mais diversos materiais para a produção de um Stop Motion, até mesmo o próprio corpo. Tal facilidade aliada à de que todo computador, independente de sua configuração, possui um programa para edição de mídia digital e ainda, que toda escola possui uma sala de Informática, possibilita a aproximação da Animação digital com alunos de escola pública, por exemplo.

Vídeos Utilizados:

Jan Svankmajer, exímio animador e roteirista é considerado o rei em Stop-Motion.





Este trabalho pode ser desenvolvido em sala de aula durante um mês, no qual os alunos podem fazer pesquisas aprofundadas sobre a história da Animação e suas diversas técnicas e meios de produção, até que possam realizar na prática aulas de utilização do programa de edição de mídia digital e finalizar com a produção de um pequeno vídeo em Stop Motion. A culminância em um pequeno festival para apresentação de todas as produções é uma sugestão interessante para mobilizar os alunos e a escola.

Para saber mais:

Animação – seleção de links
http://www.sobresites.com/animacao/index.htm



Como Fazer um Stop Motion utilizando O Movie Maker:
http://www.youtube.com/watch?v=ixEk9w9Ohh4



Refêrencias:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_motion 
http://www.jansvankmajer.com/bio.htm 
http://mikosz.wordpress.com/art-tec/03-tecnologia-e-a-arte-da-animacao/




Propostas realizadas por nossos colegas de sala(alunos postiços).



 Ana cristina, Aliane, Thais Sampaio e Thays Baes.


Pedro, Renata e Rodrigo.




Anédio




Tiago, Léa, Ilma, Neide, Maria Terezinha, Aveline.

0 comentários: