28 de novembro de 2009

Texto para Reflexão I


DESENHO ANIMADO INFANTIL: UM CAMINHO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Silvana Maria Carvalho Boselli
Comentário: Pincéis Atômicos.

A arte dos desenhos animados ou arte seqüencial (quadrinhos), talvez em decorrência de sua história, tem tido pouca valoração em relação a outros conteúdos no currículo escolar. Os cursos de Artes Visuais, nem sempre oferecem suporte para o trabalho com esta arte nas escolas. Atualmente enfatiza o preparo de sujeitos para a produção, a leitura e analise critica da produção, a leitura e analise critica da produção artística consagrada.
Vivemos em um mundo onde o cotidiano de crianças e adolescentes são cada vez mais visuais e povoados com as linguagens das mídias e novas tecnologias, as quais geram profundas transformações nas subjetividades e nas identidades. Então essas mudanças repercutem a educação, é necessário estudar o universo visual com a qual crianças e adolescentes se relacionam. As imagens presentes constroem visões sobre realidade e modificam a maneira de crianças e adolescentes pensarem e atuarem no mundo. Estes fatores levam à necessidade de novos estudos sobre as relações que se produzem entre arte seqüencial e o ensino de artes para o desenvolvimento de estratégias que auxiliem os alunos a interpretar e atuar no mundo em que vivem.


Texto completo:



 

0 comentários: